Cena do filme Os Reis de Dogtown (2005). Crédito: allmoviephoto.com

Você pode até não saber quem é Frank Nasworthy, mas entre você e o asfalto está uma de suas invenções que revolucionou o skate. Antes do uso do uretano, os skates tiveram rodas de materiais como ferro, braquelite (um tipo de plástico inventado em 1909 e usado durante muito tempo para fazer cabos de panela) e massa clay. O problema destes materiais era o peso (no caso das rodas de metal), a falta de aderência, de controle e de durabilidade.

Frank, como muitos surfistas californianos entre o final dos anos 60 e 70, também se interessava pelo skate. No início dos anos 70, ao visitar a fábrica de plásticos de um amigo da família no estado da Virgínia esse interesse o ajudou a reconhecer o potencial do uretano. Foi nessa fábrica que ele viu algumas rodas feitas do material  e resolveu testá-las nos skates. Ele não inventou o uretano como muitos dizem, mas foi ele quem percebeu que aquele material poderia mudar a forma como se andava de skate. Dessa visão empreendedora e pesquisas com o material nasceu a Cadillac Wheels.

O surgimento das rodas de uretano para skates permitiu movimentos mais parecidos com o do surf, com mais controle e aderência. Nas palavras de Stacy Peralta “Foi tão revolucionário, que gerou todo um movimento, (sem elas o) skateboarding não estaria onde está. Não existiria”.

Anúncios